24 fevereiro 2009

Ed. 33 - A Busca por Sabedoria - Parte 5

Olá pessoal!

Na edição de hoje teremos:

Cartinhas da Redação - O que fazer quando se está esgotado de pular carnaval;

Momento Relax - Bloxorz, cubos do stress!

Entrevista com Krainz- O criador do guia para Espadachins Arcanos revela o motivo de sua desistência de Cabal Online!

Foto do Dia - Veja você mesmo no final.

-----------------------------------------------
Cartinhas da Redação

*Textos exibidos no formato digitado pelo leitor, sem correção ortográfica. Desculpe o tanstorno causado pelas risadas.

[kimred] PARABENS PELO BLOG > "cara eu vi esse blog no site do cabal axei super legal tao de parabens bem bacana abraços kimred EA lvl 146"
Redação: Valeu kimred! Como dizem em algumas lojas, "Obrigado e volte sempre!" Próximo...

[l3br40] TEM COMBO PRA PVM > " ae   manim tem  o  nvl que eu posso deixar minhas magias ae  pra pvm  e pvp ???" 
Redação: Cara, meu combo é infalível e eu aprendi usando essas dicas milagrosas, clique aqui. Próximo...

[Britneyt] NADA > "cade o tutorial pra EA akiiiiiiiiiiii eu querooooooooooooooo"
Redação: Está aqui a partir de hoje, obaaaaaa! Próximo...

[Lerodis] JC > "Cara seu blog é fantastico! Admira-me não te-lo descoberto antes; achei aqui tudo o que eu estava procurando: informações pra AA e uma galera super gente boa. Parabens e bom trabalho!!! ^.~"
Redação: Esse era um grande problema que eu tinha, a divulgação. Mas isso foi muito melhorado depois que foi criada a área de Fansites no site Gamemaxx. Ah, e valeu o elogio. Obrigado e volte sempre^^ Próximo...

[Talork] IMAGEM > "opa bom dia, estou entrando em contato pois apos tanto tempo acompanhando seu trabalho, gostaria de entrar em contato para dizem o qao bom eh seu trabalho e gostaria de compartilhar convosco..."
Redação: ... Ok, ok diga mais nada!! Sua imagem é a foto de hoje, veja no final da matéria^^ Próximo...

[Grylo] GUERREIRO > "Eu gostaria de pedir um tutorial sobre GU, apesar de ser facil queria saber as manhas. e sobre criação basica tbm sou mto tapado e gostaria de saber como q funciona"
Redação: Caro Grelo, ops, Grylo O tipo de leitor que mais me agrada são os mais sinceros. Tutorial de GU virá assim que eu entrar em contato com o criador do guia no fórum. Por hora, pode encontrá-lo conhecê-lo nesse link, clicando aqui. Próximo...

[StriderMarcos] HEY SENHOR ALYX!!! > "QUER PAGAR QUANTO?!HEIN QUER PAGAR QUANTO?! QUER PAGAR QUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANTO?!"
Redação: Pela sua piada sem graça, é você quem deveria me pagar por usar esse espaço de forma tão inútil. Próximo...

[Fan] OY > "\/0
Redação: Oy, tudo bem?  _|_ Próximo...

[godofweapons] CABAL +WINDOWS VISTA > "nao consigo mais jogar cabal e estou com um ligeira impressao de que eh o meu windows vista home premiun   eu tbm tenho a internet da NET mas me manda um e-mail =]"
Redação: Para resolver seu problema é simples, clique aqui e terá a resposta! Próximo...

[XxXmatadortX] AA > "queria saber que dia vai sair novas skils para AA ^^"
Redação: Só um momento que vou pegar os búzios na gaveta para adivinhar... Próximo...

[Kakyuu] PARABENS PELO JORNAL > "me tornei leitora viciada em seu jornal agora! Continue com o bom trabalho, lhe admiro! (ah e to fazendo um "album" com as fotos do Cabal, tiro muitas gafes e etc em menos de 5hs, ja ja mando link)"
Redação: Ok, estou no aguardo! Mostre seu lado tenebroso zuando seus amigos! 

----------------------------------------------------
Momento Relax
Bloxorz  - O cubo do stress

Esse game tirou algumas horas de minha paciência e cheguei no final dele com uma certa dificuldade. Apesar de ser mais fácil que o jogo da edição anterior (clique aqui para ver), esse também é um teste para seus "cojones". Boa sorte!




----------------------------------------------------
Entrevista com Krainz (Sábio dos EA's)

O criador do guia para Espadachins Arcanos solta o verbo e confessa ter saturado do jogo após um longo tempo de monotonia. Entrevista por Alyx Hawk.

JC- Você joga Cabal desde quando e o q te motivou a ficar tanto tempo no jogo?
Krainz- Comecei a jogar entre 21/04/08 e 05/05/08, depois joguei com inúmeras pausas de dias ~ semanas até Dezembro de 2008, época na qual me retirei por definitivo, por alguns motivos.

JC- Seu guia de EA tem bastante informação útil, e mais do que isso, tem algo interessante. Após muitos meses de convívio com seu personagem, você fez uma análise bem fria dele, e que até certo ponto parece ser meio negativa para o EA, é verdade?
Krainz- Acredito que em todas as avaliações você deve ser imparcial. A classe, como todas as outras, possui seus defeitos. Entretanto, requer um maior esforço do jogador para dominá-la, pois seu estilo de jogo varia literalmente de acordo com a personalidade do jogador. 

Portanto, se o sujeito estiver com um EA apenas para jogar e para passar o tempo, e ainda estiver na fase de aprendizado, só verá pontos negativos na mesma. Para quem busca coisas rápidas e fáceis, o EA é totalmente negativo. Para quem busca alto desempenho como fruto de desenvolvimento árduo, e uma grande diversão por conta do controle de cenários, a classe satisfaz e ajuda a pessoa a identificar-se com o jogo.

JC- Um trecho de seu depoimento no guia para EA me chamou muito a atenção: "... quem pensa que sabe de tudo no jogo na verdade não sabe de nada. Spots pra drops de item, momentos secretos..." Pode dar uma explicação melhor sobre isso? 
Krainz- Os GMs negam tudo isso, mas eu ainda acredito. Dependendo de um certo horário, 
respawn, ou algo do tipo, as rates de ítens e exp se alteram. 

Talvez, haja classes diferentes de monstros, mas com o mesmo nome que aparece em nossas telas. Isso é apenas teoria, não é nada infundado, mas conheço guilds que se basearam em spots "secretos" para drops de certos itens para lootar e upar rápidamente, e obtiveram sucesso. Pessoalmente eu digo que isso nunca deu certo comigo, mas eu vi de perto o sucesso deles

JC- Tirando o EA, você já jogou com outros chars no Cabal? Ou as informações do seu guia são baseadas somente na experiência de outros players?
Krainz- Joguei sim, as informações se baseiam num conjunto de tudo. É impróprio você guiar pessoas tomando um único ponto de vista, porque nem sempre você lida com pessoas como você; geralmente são diferentes, e com personalidades diferentes,  jogam de modo diferente. Esta parte do guia também serve para ajudar as outras classes em relação ao EA.

Código de Boa Conduta chama a atenção

JC- Gostei da parte do seu guia que mostra como deve ser a conduta de um EA. Você se preocupou com esse detalhe por que existe muito stress como EA no Cabal, durante a evolução do personagem?
Krainz- Sim. E existe muito stress na questão social do Cabal Online, As pessoas esquecem de tratar umas as outras com respeito, e acabam estragando o seu gameplay e o gameplay dos outros. 

E muitas pessoas não sabem levar suas empolgações ao caminho certo, geralmente sempre acaba em encrencas. Não encrencas amigáveis, que passam um segundo depois, como pk entre amigos. Mas encrencas que afastam as pessoas envolvidas por semanas, as pessoas têm de ter mais paciência.

JC- Você falou do lado social. Mas esse comportamento meio agressivo, ou pejorativo dos jogadores entre si não acontece em outros jogos? Na sua opinião, o que você acha ser o motivo disso no Cabal Online? Um exemplo bem claro foram o de vários jogadores se manifestando nesse tópico, confira: http://forum.gamemaxx.com.br/viewtopic.php?f=48&t=3730
Krainz- A competitividade. Sociedades virtuais que sofrem deste problema geralmente estão à margem da competitividade excessiva. E você não pode culpar ninguém por ser competitivo, até porque é imoral. Mas eu pessoalmente acredito que tudo tem seus limites.

JC- Bom, vamos então falar sobre a sua saida do Cabal Online. Quais foram as causas que anteciparam a sua "aposentadoria"?
Krainz- Os motivos são os seguintes:

- A monotonia do jogo, a qual seria supostamente quebrada pelos updates (que nunca chegam);

- Meu gameplay se tornou algo completamente casual, entrar para matar alguns bosses com a guild ou tirar alguns pvps, o que logo se tornou excessivamente repetitivo;

- Também, este ano, adentrei a uma universidade para cursar o Ensino Médio com curso técnico em Geomensura (UTFPR, 4 anos, 30 créditos por semana), logo ainda tenho de me adaptar ao ritmo. 

- Juntamente com isso, vieram algumas reviravoltas na minha vida pessoal, muitas pessoas novas entrando, me deixando dias pensando no que fazer em relação a certas intrigas.

- O clima do jogo também não é mais o mesmo. Há o fator da storyline, que acabou no nível 100, a storyline é uma das coisas que mais me motiva a continuar nos jogos e a do CABAL estava tomando um bom rumo. 

- Infelizmente, o clima do jogo também se alterou aos montes. Acho que somente a atualização do Lost World pra me fazer voltar a jogar, e olhe lá.

- Também estou trabalhando com traduções de textos para um blog, que virou site Português->Inglês, e eu pessoalmente acho isso muito mais divertido que entrar em um jogo e apertar botões, até mesmo porque as mensagens são edificantes. Bom, acho que é isso.

JC - Qual a sua opinião sobre a Gamemaxx no geral? O atendimento, cuidado com os jogadores, qualidade... Como softhouse, o que você tem a dizer até então?

Krainz- No começo o atendimento era bom em relação ao número de jogadores, mas com o passar do tempo, decaiu até a época da minha desistência. Não sei como está hoje, mas segundo alguns aparenta estar ainda pior.

JC- E para terminar, você tem algum recado que queria dar aos jogadores novos de Cabal, ou aos antigos que te conheciam ou não? O que gostaria de falar para os leitores?

Krainz- Sejam gentis, sejam humildes, e abram seus olhos. Pensem se estão investindo seu tempo com algo realmente produtivo, e se já aprenderam tudo que tinham a aprender com o mesmo. Parem antes que seja tarde demais, ou antes que percam pessoas e coisas importantes em nome disso. E isso não vale só para o Cabal. Valorizem quem está perto de vocês.

Essa foi a entrevista de Krainz! Seus guias e tópicios de dúvidas para o EA estão disponíveis do lado direito do jornal ---->.

------------------------------------------------
Foto do Dia
Por Tarlork



O que a carência não faz com um jogador deprimido... Sorte que não existe a "Auction House" ainda!

Por enquanto ficamos por aqui! Até a próxima!

4 comentários:

Anônimo disse...

Cada loco q aparece rsrsrs,otima materia mais uma vez

Anônimo disse...

Krainz-sama deveria fazer um MMORPG de Naruto *-*

Anônimo disse...

É a matéria realmente prende a atenção do leitor, pricipalmente a min que sou uma EA.Bom ainda acredito que haja uma esperança em relação aos EA's e indubitavelmente não penso em desistir, pois apesar de eu estar no 140+ creio que a muita coisa a aprender e a se fazer.Não o conheço e nem sei em qual level desistiu, entretanto peço - lhe que talvez reveja os conceitos e acredite que o jogo retornou ao que era antes e que está se tornando cada vez melhor.Com isso espero que todos que tenham desistido ou pensam na desitência analisem as propostas e que não tirem conclusões precipitadas.Agradeço a todos à atenção.

Ps: Se depois de tudo isso o jogo ainda não lhe trouxer uma inspiração que mereça gastar tempo ou dinheiro, Desista!

Anônimo disse...

é por aki q se chega em tundra infame?? Oo