13 fevereiro 2009

Ed. 31 - A Busca por Sabedoria - Parte 4

Olá pessoal!

Na edição de hoje:

Cartinhas da Redação - O que fazer quando seu cão chupa manga.

Caso Incomum - O que pode acontecer em um deserto movimentado.

Entrevista com Kormann - Tá certo, tá certo! Demorei para postar essa entrevista que fiz há alguns dias. Acreditem ou não, eu esqueci! Bizzarro, não acham? Mas o sábio dos Guardiões Arcanos está ai!

Foto do Dia: Boa escrita é fundamental!

----------------------------------------------------
Cartinhas da Redação

Uma pessoa veio tirar uma dúvida sobre o jogo:

[vera] oi, pode me tirar uma dúvida? 
[vera] até a ultima manuntenção eu tinha um char lvl 65 + quando fui jogar 
nonamente ele não estava + lá
[vera] fiz um novo personagem + as questes não aparecem facilmente, o q há?
[vera] no caso de alguem poder me informar algo. agradeço.

Redação: Uma coisa que me aconteceu depois da atualização (e manutenções também), foi que os servidores Marte e Mercúrio trocaram de posição. O que estava em cima ficou embaixo e vice- versa. Preste atenção no servidor que você entra, deve ser isso. Sobre as quests, só ganhando nivel no começo do jogo faz aparecer novas quests. Espero ter ajudado você nessa grande dúvida que mata mais que a fome.

[Zarbinho] MEUS PARABENS > "gostei muito do jornal, continue assim.  um 
abraço "
Redação: Valeu por ter visitado, continue dando seus pulos por aqui!

-----------------------------------------------------
Caso Incomum (baseado em uma história real)

Estava eu andando pelo Deserto ao meio dia, tentando comprar algo para o meu almoço no canal de comércio. Mas existe tanta gente lá... É sufocante ter tanta gente ao seu redor e você tentar clicar chamar a atenção do vendedor para você. Mas pelo menos nessa tarde encontrei algo até melhor do que uma boa dragona.

Estava numa dessas vendas a arqueira Flyar, nv 140. E assim que ela me viu, falou: Ahhhh, o Alyx Hawk!! Vou morreeer, alguém me abane!!

Como eu não gosto desses surtos de NX-Zero entrando no palco estrelismo, pedi para ela se acalmar e perguntei se estava bem. Ela me falou que ia morrer se eu pisasse em sua caixa de ovos que estava no chão próximo aos meus pés. Bom, alegria de pobre dura pouco mesmo né...

Deixando isso de lado, comecei a conversar com ela, e se mostrou uma arqueira bem tagarela culta em vários assuntos, e falamos de muitas coisas. Desde futebol, mendigos de nível baixo, Capella e Procyons e tantas outras coisas.

Quando fui perceber, já haviam se passado quase quatro horas de pura conversa! Fiquei mais uma vez impressionado com tamanha tagarelice diversificação de assuntos e acabei fazendo mais uma amiga no meio da 25 de março  praça de comércio do Deserto da Lamentação tumultuada.

Um caso incomum, mas como dizem os sábios: "Sempre há um fundo de verdade".

-----------------------------------------------------
Entrevista com Kormann

Já ouvi várias vezes que os Guardiões Arcanos, conhecidos carinhosamente como "GA", são os personagens mais difíceis de desenvolver em Nevareth. Kormann está aqui para desmentir essa afirmação e dizer que os GAs são peças fundamentais no jogo. Entrevista feita por Alyx Hawk.

JC - Joga cabal desde quando, e por quê continua até hoje? 
Kormann: Quando virou f2p cerca de uns 9 meses, gostei do jogo e quando comecei a joga-lo estava a procura de algum jogo MMO que pudesse levar a sério, em vez de ficar pulando de jogo em jogo. 

JC -  Seu guia de GA tem muita informação, até vídeo no X-Fire ele tem! Até hoje o guia que mais demorou para ser feito durou 7 dias. E o seu? Usou toda a sua sabedoria ou mais alguém o ajudou? 
Kormann: O meu GUIA está sendo feito aos poucos, ele não está 100% (acho que nunca vai estar), até porque eu como jogador sempre aprendo no meu dia a dia, algum truque novo, uma boa dica, procuro compartilhar tudo o que puder, odeio ver uma GA 13x, 14x, e o cara não saber nada sobre a classe que ele joga, pega mal para todos os GAs. Tive ajuda do pessoal da comunidade com erros, e dicas sempre tem alguma coisa que a gente esquece, com tanta informações é normal. 

JC - Você falou algo importante: "Pega mal para todos os GA's". O Guardião Arcano é sinônimo de Cabal nivel "hard", e "teste de paciência", devido a seus atributos e skills focadas para a defesa. O GA sente tanta dificuldade assim a ponto de ser noob em nv 14x ? 
Kormann: Apesar de focados para a defesa, temos um ataque consideravel ainda mais por sermos tankers. Não chega a ser um teste de paciência, GA foi e é muito discriminado como classe, não por ser ruim e sim por falta de informações do mesmo, você ia no forum na seção GA, simplesmente tinha meia duzia de posts e algumas informações que você tinha que sair pescando pelo fórum. você ia na seção de MA ou DU. Tinha tutorias e mais dicas varios players falando sobre sua classe, isso prejudicou muito o GA no inicio hoje em dia estamos ganhando nosso espaço no mundo de Cabal. 

JC - Então o GA foi discriminado como classe defensiva mesmo sendo o melhor "tanker" do jogo. O que poderia ser melhorado nessa classe na sua opinião? 
Kormann: Um pouco, por ser pouco utilizado in-game, como disse hoje estamos ganhando nosso lugar de respeito e apesar de tankers, um GU ou uma MA usando vampirico, tanca mais do que um GA em algumas situações. 
A Est está melhorando nossa classe fazendo a gente focar mais na defesa, nos dando mais HP e DEF, e continuar auxiliando com nossos criticos dando um pouco mais de ataque. 

Qualidade de vida antes de tudo
 
JC - Importante lembrar que nosso literalmente grandioso CM Jason também é um GA há tempos. Na última reunião de TS ocorrida em 31/01, ele afirmou sofrer ao jogar sozinho certos calabouços. Um GA com alta defesa não é mais eficiente que um bom teamplay? 
Kormann: Infelizmente não, as dungeons tem tempo, onde o seu DPS conta nesses casos, um exemplo Templo 1ss (DG mais jogada por high level solo), um GA força sofre com DPS, afinal eles são lentos por natureza, um GA magia já não sofre tanto com esse problema. A defesa te ajuda a se manter vivo, mas a falta de ataque prejudica algumas vezes. Feitiço virando contra o feiticeiro. 

JC - Falando um pouco da Gamemaxx, qual seu ponto de vista como jogador desde o tempo F2P sobre a qualidade do atendimento da empresa? Acha que o crescente número de jogadores tem afetado o atendimento da demanda e reduzido a qualidade? 
Kormann: Afetou um pouco, cabal cresceu muito nos ultimos meses, trazendo todo tipo de pessoas, boas e ruins, sobrecarregando os GMs ADMs etc, um exemplo disso, quando você manda um e-mail para analiseDC, antes levava cerca de 3 dias você tinha a devolução do seu item, hoje em dia leva quase 15 dias em alguns casos. Não culpo a gmaxx por isso ela faz um trabalho exelente comparando com muitas empresas nacionais e internacionais por ai que gerenciam MMORPGS, joguei muitos por ai, o compromisso com o cliente deles é exemplar.
"PS: Não sou puxa saco da gmaxx nem de ninguém lá dentro." 

JC - E a atualização "Lord of War" que está para vir brevemente? Está ansioso? Alguma mudança que você tenha descoberto que irá afetar o desempenho do GA no jogo? 
Kormann: Sobre os lords de guerra, me pareceu uma imitação barata de outro MMORPG mas isso não vem ao caso, as mudaças vão ser importantes para o futuro dos GAs nesse Patch, +HP +DEF +ATK, a nova skill Lure, isso vai mudar muito o conceito sobre os GAs fururamente. Estou bem ancioso para ver isso na pratica. 

JC - E a força dos pets? Depois deles terem conseguido atributos, já são comprovados serem de grande ajuda. Você tem um pet? Qual a história dele (se tiver uma)? 
Kormann: Tenho um Besourinho, tava passando um dia por deserto e ele começou a me seguir, e está comigo até hojé, chamo ele de besourinho mesmo, ja tentei chama-lo de outras coisas mas ele me ignora nesses casos...Ele é de grande ajuda nas batalhas, notei um certo aumento de minhas precisão para ataques Crits. Achei que era eu que estava melhorando,mas quando o besourinho está loge minha precisão Crit volta a cair.

 JC - Será que os GA's irão preparar algum evento anti-discriminação com abordagem em toda Nevareth, semelhante à Parada Gay? O que você acha? 
Kormann: Hã? LOL! Não será necessario algo tão chamativo, vamos provar nosso valor do melhor jeito. No campo de batalha que é nosso lugar. 

JC - Você joga quantas horas por dia? Acha que o exagero faz mal ou tem alguma técnica ninja para superar o stress mental?
Kormann: Atualmente estou de BABÁ de 3 sobrinhas (duas de 7 e uma de 4anos), então tenho muitas horas vagas jogando cerca de 10 horas dias ou até umas 12h, mas não fico todo esse tempo sentado no PC(até porque as três não deixam), 
Jogue para se divertir e não por VICIO, ou por falta de amigos, saia FDS, vai dançar namorar nao fique so jogando. Tudo em exagero faz mal, a ponto de ficar mais de 50 horas jogando sem parar e quase ser internado, então ao ver que está exagerando pare imediatamente, vai da uma volta relaxar, ninguem merece mais um viciado em jogos hehe. 

JC- Para terminar, tem algum recado para os GA's que estão tendo dificuldades em evoluir seu personagem? Para outras classes que te amaldiçoam pelos seus debuffs ou algo mais que queria comentar? 
Kormann: Perseverança, Coragem, Determinação. Siga essas três palavras, que você nunca irá se arrepender, não conheço uma classe que não fique com o pé atraz de levar um CRIT de GA no orelha, podemos ser bem versateis em campo de batalha e nas guerras, procure aprender todos os segredos da classe, desenvolva se proprio estilo e bote seus imigos para correr. E não se esqueça é apenas um jogo, então divirta-se! 

Esse aí foi o Sábio dos GA's, Kormann! Seus tutoriais estão disponíveis do lado direito da página ->

-----------------------------------------------
Foto do Dia 
Foto: Hawk Jr.

"Ter um bom conhecimento do seu idioma é a base do sucesso"


Vamos parar por aqui! Tenham um ótimo fim de semana e até a próxima!

3 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção.
O GA não vai ganhar mais defesa.
Vai ganhar HP e um buff de ataqueAtaque, além de duas skills para chamar a atenção do monstro (estilo atract).
O buff de ataque iria vir com defesa, mas isso foi retirado.

Abraços,
LELO.

Ancestralv disse...

é ja fikei sabendo disso, mas no dia nao estava^^

Unknown disse...

como sempre jornal interessante boas matérias e tudo mais continue assim.