07 janeiro 2009

Edição Especial - Qual Rumo Tomar?

Olá para todos.

Aqui quem vos escreve é Alyx Hawk, um cara que um dia teve a idéia de criar algo meio diferente. Aí foi postado uma mensagem parecida com essa (leiam a 10ª postagem do link a seguir):

http://forum.cabalonline.com.br/index.php?topic=29360.msg480929#msg480929

Então, a idéia foi posta em prática, tive um penoso trabalho pra construir um layout e um conteúdo que chamasse a atenção dos jogadores e que tivesse um pouco de bom humor. Quando percebi que a aceitação do público foi boa, isso me motivou a continuar. Puxa, não esperava que o pessoal fosse gostar tanto, ou assim eu pensava.

Até que vou vendo que as postagens não estão mais sendo comentadas pelos leitores, e o que é pior: Não estão vindo mais leitores no blog. O meu tráfego era em média de 120 pessoas ao dia no começo de Novembro, e foi caindo. Hoje está na casa dos 20 ao dia.

Ao ver que a média de leitores do blog diminuiu drasticamente, eu chego a algumas perguntas:

- Para quem estou escrevendo?
- Para que estou perdendo meu tempo?
- O que está errado com o blog?

Essas três perguntas têm martelado minha mente nos últimos dias. E para colaborar, recebo comentários do tipo: "Cara, que coisa escrota. Vai upar!"

Me faz rir um comentário infeliz desses. Jogo Cabal Online há quase 9 meses todos os santos dias. Tenho um AA nv 134, um MA nv 42, um GU nv 3x e um EA nv 1x. Ainda me pedem para upar?

Também me comentam : Jornal Cabal? Que viciado! É muita falta do que fazer mesmo!

Falta do que fazer?? Como assim "falta do que fazer"?? Eu sou usuário premium do Cabal há exatos 2 meses, e não aproveito nem 50% do tempo que tenho para jogar nesses 30 dias de conta paga. Acha que é vacilo meu?

Eu trabalho no departamento financeiro de uma empresa de alimentos durante 9 horas do meu dia, e fico mais 6 horas em casa no computador, sendo 3 horas com um trabalho alternativo de publicidade na internet (sou comedor de arroz e feijão, pago minhas contas e ganho pouco, assim preciso de um segundo trabalho. Sem ofensas para quem não precisa) e outras 3 horas jogando alguma coisa, sendo Cabal ou algum outro jogo que me dê vontade, pois eu jogo há 15 anos direto porque eu gosto, é um hobby que tento manter mesmo que pouco ao dia. E passo mais 6 horas dormindo. As outras 3 horas restantes eu gasto olhando pro céu e vendo os carros passando na rua, durante o almoço da empresa e meu café da manhã.

Realmente preciso arrumar algo pra fazer. Mesmo assim tento colocar alguma coisa no ar nesse blog, mas quero descobrir qual é o problema.

Uma pessoa responsável pela publicidade de uma grande empresa me pediu meu msn para entrar em contato, e até hoje não tive resposta. Nada contra, pois com certeza também tem muita coisa para fazer. Mas fiquei aguardando um contato sem resposta, e eu na expectativa. Acho que só fiquei na expectativa mesmo.

Isso me leva de volta às perguntas citadas anteriormente.

Usando um pseudônimo e um personagem para postar as mensagens não me faz diferente de qualquer outro blogueiro. E a alegria do blogueiro é que hajam leitores para ver seu trabalho, quer gostem, quer não. Se não há público, para que escrever matérias longas com um bom português? Quem vai ler?

Aí uma amiga minha me disse: "Isso acontece porque é começo de ano". Eu sinceramente não acredito porque meu público alvo está presente todos os dias nos servidores do Cabal Online, conversando com os amigos, com as guildas e "upando" seus personagens. Se os servidores estão sempre cheios, então o motivo não é a escassez de pessoas devido às festas.

Algumas coisas eu tenho certeza e vou listá-las aqui:

- Não criei esse blog com o intuito de ganhar dinheiro (os anúncios no rodapé são testes dos meus anúncios de publicidade em meu outro negócio, pois não sabia como colocar um banner em um site). Eu ganho dinheiro de outras formas, dentro e fora da internet;

- Não vou cobrar a presença de ninguém e muito menos a atenção de ninguém se assim não quiserem. Escrever nesse blog tem sido um hobby para mim, mesmo com pouquíssimo tempo para escrever;

- Não dou a mínima para o que pessoas dizem para mim como no exemplo acima. Mesmo sabendo que pessoas que escrevem um comentário desses já são marmanjos que deveriam ter um outro ponto de vista sobre a expressão "Trabalho Voluntário".

- Não vou cobrar a ninguém que tentou me ajudar com esse trabalho o mesmo empenho que tenho dado a ele nos últimos tempos. Um exemplo é o DarkCrystal, onde veio educadamente falar comigo que não estava mais afim de ajudar, devido a outros problemas. Isso não o faz ser meu inimigo.

Então, o que preciso descobrir é: Por que os leitores sumiram?

- Foi o novo layout?
- As postagens estão mais chatas?
- Alguma coisa que falei em postagens anteriores?
- Enjoaram simplesmente?

Eu gostaria de descobrir o que se passa. Enquanto isso eu fico na dúvida, se continuo a gastar um tempo que nao tenho com esse projeto, se não tenho sequer leitores para tal.

Vou pensar, caso eu encerre as atividades eu anunciarei em breve.

Obrigado e uma ótima semana a todos!
Alyx

16 comentários:

Anônimo disse...

Sempre que eu lembro venho aqui dar umas risadas, mas eu nunca comentei nada, apesar de ter pego um dia e li todas as edições. :x :*

Alyx Hawk disse...

Igor, eu sinceramente acho que foi a mudança do layout do blog, mas não tenho certeza. Por isso pedi a opinião do pessoal nesse post.

Agradeço o comentário :)

Anônimo disse...

ah, eu tbm leio, mas eu n comento pq n tenho o costume de comentar :\

eu sei q eh importante para um autor de um blog um comentario positivo :s

bom, eu ajudaria se n fosse minha pessima escrita (odeio escrever com acentos :\), e tbm pq eu n jogo mais cabal lawl :\

bom, espero q n acabe com o blog, ele eh muito legal \o/

Unknown disse...

bom eu gosto do Jornal!!
e adore ser entrevistada!!
axo muito divertido!!
+ o novo layout estranho
gostava + do outro era + a cara do Cabal ^^
By Nyeli

Anônimo disse...

Oh noez powa!
Alyx, não feche o blog u_u.. ele é perfeito, engraçado, passa tempo, entre outros, se um fator é que diminui o numero de visitas no blog, foi que quando estorou, a midia divulgou muito mais, com paginas e paginas de flood e o diabo a 4.
Mas não desiste não ;D, a menos que isso não te deixe feliz.

Titio Deatsu Approves:
Jornal do Cabal

Anônimo disse...

Esse eh blog eh bem a cara do cabal,nao desista nao!! sempre venho dia sim e dia nao, jah li todas as ediçoes, tb nao comento pq nao tenho esse costume !!

Anônimo disse...

Oi Alyx. A sua iniciativa é bem legal, aqui na GMX lemos todos os dias e comentamos entre nós quando há atualização. Acho reparei alguns pontos que podem te ajudar:
1) Layout: Realmente o Layout fugiu um pouco do tema, tinha ficado um pouco poluído com tanta informação na lateral.
2) Atualização: notei que a sua ultima atualização havia sido entre 24/12 e 07/01, esse lapso sem notícias faz com que o usuário busque um pouco menos o blog para ver oque tem de novo, se você atualiza todo dia, ele busca com mais frequencia, compreende?
3) Matérias: Eu particularmente prefiro as matérias de Role Play! Mas você pode medir qual agrada seu público simplesmente verificando quais eram os temas na epoca do maior trafico de pessoas!

No mais, adoro seu trabalho e ficaria chateada em vê-lo terminar. Só não me voluntario a colaborar pois não tenho mto tempo msm! rs.

Anônimo disse...

oi nao sei se vc vai ler isso e espero q se ler tenha paciencia pelos erros de portugues
bom eu vejo seu blog sempre q lembro dele^_^ nao vou mintir porem ele eh muito bem feito e talvez oq eu escreva apenas te faca rir ou bolcejar mais de qualquer forma vou escrever^_^
vc ve o cabal como 1 rob
e seu emprego como 1 trabalho
o seu trabalho vc o faz bem feito ou sempre o tenta fazer tenho certeza e sempre q vc deita vc deve penssar q fez o seu melhor e q nao mudaria nada ou poukas coisas mais o seu trabalho vc realmente o encherga como tal vc faz seu melhor e espera retribuição por que vc o fez para ganhar dinheiro ou prestigiu pois vc tem ele como TRABALHO
ja esse seu belo jornal eh seu rob uma coisa q vc comeco por sua propria vondade uma ideia sua e muito horiginal e aposto q vc apos sua primeira enquete postada no blog vc teve orgulho de si mesmo
nao importa oq digam de vc ou do q vc faz faca oq der vondade e alegria a sih mesmo por que se vc nao se fazer feliz as outras pessoas nao vaum se importar em te fazer ^_^
espero q nao venham a me interpretar como 1 semi analfabeto metido a conselhero mais oq eu te digo eh continue o jornal se ele te faz bem e se nao o faz faca algo q te faca pois a sua vida ja esta acabando aprovetea ja q eh a sua unika change ^_^

Anônimo disse...

Cara, gostei mt do jornal. Nem sabia q existia, hj estava lendo uns topicos no forum e vi o link do jornal na assinatura. Talvez seja falta de divulgação, jogo tb a uns 9 meses e nunca soube sobre o jornal. Qdo eu li ate pensei em uma materia pra vc hehehe Conheço um casal q se conheceu no cabal e hj estao juntos. Me procure no cabal sou de marte, nick narjala, estou on a partir das 19:00.

Anônimo disse...

Não sei se vc está por dentro do forum, mas lah acontece varias coisas em relação aos players, talvez teria boas materias por lah *-*

Anônimo disse...

Akaba naoooo!! udhsahudsauhdhusa descobri ele hj nao sei como era o antigo loyout mais axei mto legal!!! E eu me ofereço para ajudar vc's do jeito q vcs precisarem...*_*!!!!

espero q naum akbe!! fuiz tenho q upar!! to lvl 86 inda -.-"!!!

Anônimo disse...

Não desiste Alyx e nao ligue para Opiniões negativas obre o blog, coisa voce tem um talento para fazer as materias que alguns nao possuem isto e invejam o seu trabalho. E parabenizo voce pelo otimo trabalho e que continue crescendo cada vez mais e seja mais reconhecido!

AkromValeth disse...

Pow cara... acaba o blog não... e mó massa, descobri ele hj e li umas coisas (Vou ler mais prometo) e gostei do q vi aqui...

Eu sei oque vc tá passando sou co-fundador de um blog de download de mp3 com mais de 2500 visitas diarias e desses mais de 2,5k de gente apenas ums 10 <> 20 comentam nos posts...isso e broxante sim...mas mentenha a força ae cara, abraço o/

Meu blog, caso queira fazer uma visita e baxar umas musiquinhas xD

www.musicsharing4all.blogspot.com

Anônimo disse...

olá Alyx,
veja quantos posts positivos vc recebeu, não para com o blog naum!
Cara, jogo Cabal a pouco tempo, e só há uns dias atrás q fui dar uma espiada no forum, na minha visita de hj, vi o link pro seu blog.Entrei e e gostei do que vi, muito legal a sua idéia. Na sociedade existem pessoas boas e ruins, não deixe q essas infelizes estraguem a seu dia ou pior o esforço seu em trazer algo interessante para o povo de Cabal.
Liga pra eles naum, sério ok
T+

Anônimo disse...

Acaba nao ._. eu sempre leio o jornal, não comento porque, eu de uns tempos pra cá fiquei meio leproso pra escrever qualquer coisa, mas adoro o teu Jornal o.o de axo mto rox, continua ^^

Movimento de Encorajamento do Jornal do Cabal a.k.a. [MEJC] XD
*corre pra fazer camisas e canecas*

Anônimo disse...

Emo seu jornal ta massa e continue escrevendo porque isso prende ainda mais a magia do jogo e é claro, aumenta o número de viciados como nois...
(hj na b2f vamos la terminar sua quest seu noob...)