20 dezembro 2008

Ed. 20 - O Imortal dos Cinemas de Nevareth

Finalmente após muito tempo depois do fracasso dos seus filmes no cinema nos anos 80 em diante, o JC encontra o personagem que é referência no mundo do terror. Veja Edição 16 para mais informações.

Encontramos aquele conhecido por muitos por Cara Maldoso Jason, que respondeu às perguntas de Alyx Hawk e nos revela coisas interessantes, para o futuro do povo de Nevareth e demais áreas que o olimpo dos Grandes Messias (conhecido como Gamemaxx) prepara para todos seus fãs.

Vindo de um passado depressivo das telonas, Jason procurava uma oportunidade de trabalho para não ficar debaixo da ponte pedindo esmolas, pois sabia que com sua bela fisionomia atrairia muitas pessoas solidárias. Mas a sorte sorriu para ele e agora tem muitas histórias para contar. CM Jason também é sinônimo de gozação e zoeira respeito e temor pelo povo que o conhece de perto. Confira a entrevista feita por Alyx Hawk.

JC - Os leitores do JC têm uma certa curiosidade sobre o "CM Jason". Até parece que não é tão mau como aparenta. Pode nos dizer um pouco mais sobre você?
CM Jason - Pois é. Para quem não sabe, comecei na GMX como GM básico, mas com o tempo (e uma aplicação precisa de violência), cheguei ao exaltado pedestal no qual me encontro hoje. Mas Tio Jason não é carrancudo, muito pelo contrário. Adoro ajudar e dar boas risadas, seja dentro do jogo ou fora dele. No fundo, todos sabem que eu sou uma flor!

JC - Sobre o COBR, como surgiu a idéia do jogo vir para o Brasil? Foi uma descoberta feita pela empresa, como que aconteceu?
CM Jason - A Gamemaxx nasceu do sonho de ter uma empresa de jogos 100% nacional com a mentalidade pró-player, coisa que não existe no mercado nacional. É um sonho tortuoso, que esbarra em muitos impecilhos, mas acho que estamos fazendo um bom trabalho, entre acertos e tropeços. O Cabal foi um dos títulos sugeridos na época. Jogamos, todos gostaram, o acerto com a EST foi possível, e então, aqui estamos! Outros títulos foram cogitados, mas não deram certo por vários motivos (financeiro, logístico, operacional).

JC - Poderia nos dar uma idéia da diferença que houve na comunidade COBR nas suas fases "P2P" (Pay to Play) e "F2P" (Free to Play)?
CM Jason - Honestamente? Não vejo grandes diferenças. O tão propalado "Fim do Mundo ®" não aconteceu, o serviço continua 24/7, o jogo está atualizado, e com a vantagem de estar muito populado hoje, o que é importante para um jogo de PvP. O período P2P foi um aprendizado para a gente, e tivemos o azar de escolher este formato no momento de transição entre a mentalidade P2P e a F2P. Mas o importante é aprender com os erros e fazer o melhor.

No fundo, acho que foi muito bom. Afinal, quanto mais gente, melhor. Para nós e para vocês.

JC - Atualmente os jogadores estão dando um feedback legal sobre a qualidade dos servidores? Algum novo servidor está nos planos da empresa futuramente?
CM Jason - Nossos jogadores, em especial os mais antigos, são ótimas fontes de feedback. Foi criada uma relação de respeito e confiança entre nós e eles, na qual todo mundo se beneficia. Eu particularmente não tenho do que reclamar do feedback que recebemos. E sim, há planos em andamento para um novo servidor. Mas aí já não é minha área ^^

Utilizando "Aprimoramento mais que Altíssimo" no Cabal

JC - Qual o seu ponto de vista sobre o Cabal Online, comparado a outros MMORPGS? O que pode ser melhorado no jogo?
CM Jason - O Cabal é um ótimo jogo no que se propõe, que é ser um jogo ágil, rápido, focado na luta entre os jogadores. Mas, claro, alguns aspectos poderiam ser melhorados. Coisas como multidrop em certos chefes, maior variedade de builds e individualização do personagem, mais missões (especialmente nos níveis mais altos) seriam todas mudanças positivas. Mas acho que a EST ouviu alguns pedidos de vocês e já começou a se mexer.

JC - Como é a relação da Gamemaxx com a EST, se tratando de sugestões de melhorias do Cabal Online e feedbacks dos brasileiros? Realmente funciona reclamarmos do que não funciona direito, bugs vindos "de fábrica" e coisas do tipo?
CM Jason - Funciona. Pode não funcionar na hora, mas eles estão abertos a sugestões. Várias mudanças importantes no jogo foram adotadas, mundialmente, graças ao feedback dos jogadores brasileiros. Claro, há prioridades, e algumas coisas não são tão importantes para eles quanto são para a gente. Mas, honestamente, conhecendo as softhouses mundo afora, posso afirmar que poderia ser muito pior.

JC - Uma curiosidade técnica que outros leitores também podem ter: Quando os arquivos de atualizações são enviados pela EST, eles vem traduzidos? Se não, quem é responsável por esse trabalho de "localização" (tradução) dos mesmos e quais outros processos interessantes feitos pela Gamemaxx podem ser comentados?
CM Jason - O material original da EST vêm em Inglês, e é o mesmo utilizado pelo COEU e COUS. Quem traduz o material aqui hoje sou eu. É meio complicado, pois as coisas vem soltas, sem contexto ou gráficos, o que de vez em quando me engana. E o inglês dos Coreanos não é lá essas coisas ^^ Mas em geral, não há grandes problemas.

Um processo interessante é o de colocar as versões novas para testes em nosso servidor interno, o famoso ITS. É neste ambiente que testamos os patches antes de liberar o conteúdo para vocês. Neste momento, temos a próxima atualização no ITS, o que indica que ela logo chegará a vocês. É no ITS que os GMs satisfazem os seus sonhos mais sinistros, como equips de Mithril 4 slots com Amp, coisas assim. Ah, claro, e tentar me matar também.

JC - Mesmo com todo o trabalho você joga o COBR por diversão? Se sim, como consegue tanto tempo?
CM Jason - Tempo é o maior problema. Trabalhar com jogos é a mesma coisa que trabalhar em chocolateria: tem uma hora que você simplesmente deixa de ter vontade de comer chocolate toda hora ^^ Mas ainda jogo periodicamente (Cabal e vários outros jogos), pois tenho que estar em dia. Faz parte de minha função.

JC - Sobre o Portal Gamemaxx, há previsão de algum novo game para 2009? Pode-se afirmar que Cabal Online foi um game que testou a estrutura da empresa em relação à qualidade do atendimento?
CM Jason - Sim, queremos mais títulos para 2009, e já temos coisas fechadas. É só questão de montar as equipes destes novos jogos, criar a infraestrutura, e bola pra frente.

Sua afirmação quanto ao Cabal e o atendimento é muito acertada. O Cabal ensinou muito para a gente, e o conhecimento adquirido nele beneficiará, certamente, os nossos próximos títulos. Batemos muita cabeça, mas agora estamos mais espertos.

JC - Os Arqueiros Arcanos e Guardiões Arcanos gostariam de saber se o uso de magias de buff e curas em meio aos combos estará perto de se tornar realidade, ou ficará somente nos nossos sonhos?
CM Jason - Ei, não esqueça os EAs e seus debuffs!

Sim, isto está cada vez mais próximo de acontecer. Na verdade, já era para fazer parte do update de Setembro. Mas foram detectados problemas em como o jogo reconhecia e acionava os buffs/debuffs/curas, e isto precisou ser adiado. Mas vai acontecer, sim ^^

JC - Os combatentes de Nevareth estão um tanto quanto curiosos sobre futuras novas habilidades, como o BM 3 e mudanças de classes. O que pode ser adiantado sobre essas histórias, o que existe e o que é boato?
CM Jason - Hm, ainda é cedo para especular, afinal, coisas podem mudar. Mas o que eu sei é que na infraestrutura do Cabal há o espaço reservado para o Modo de Batalha 3. Logo, é uma questão de tempo a sua adição.

JC - Para finalizar, gostaria de dar algum recado para os leitores do JC sobre o que conversamos, ou qualquer outra coisa?
CM Jason - Como sempre, eu queria agradecer a todos que jogam com a gente. Muita gente acha que trabalhar com jogos é uma boiada, que ficamos aqui jogando o dia todo. Na verdade, é o oposto: precisamos ser imparciais, justos e dedicados. É bem mais difícil do que parece. Mas o que eu tento fazer sempre é tratar vocês como eu gostaria de ser tratado em uma empresa de jogos. Espero ter sucesso neste desejo.

----------------------------------------------------

Bom, é isso ai pessoal! O natal está chegando e eu queria uma moto astral daquelas malditas meias. Tomara que a sorte sorria para mim logo...

A todos um ótimo final de semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente muito bom o trabalho feito nesse blog.

A entrevista muito muito bem elaborada e publicada.


Forte abraço.

Alyx Hawk disse...

DarkEden, valeu pelo elogio e espero que vc venha sempre conferir as novidades do JC. Até o final do ano tem mais coisas.

Abraço