06 dezembro 2008

Ed. 17 - Uma história Real

Como vocês estão? Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre a história de uma das maiores guildas do Cabal Online atualmente do servidor Marte. Existente desde o início do Cabal Online na dimensão Brasileira, já passaram por muitas dificuldades e conquistas, até chegar a topo das guildas do servidor. Conversamos hoje com o líder Lelo, da guild RealPlayers.

Lelo citou vários fatores importantes para um bom jogo e curiosidades de sua guilda. Também alerta sobre algumas coisas futuras que poderão acontecer em Nevareth. Entrevista por Alyx Hawk e fotos por Zorebinha (meu pet Zard).

JC: Há quanto tempo você joga Cabal?
Lelo: Hmmm... desde o último dia de Closed Beta do início do servidor brasileiro. Tive problemas com o computador durante o CB, então só pude jogar o último dia de CB, aí nunca mais parei! :)

JC: O que te chamou a atenção nesse jogo para estar a tanto tempo nele?
Lelo: No começo era o sistema de combos, a "ação" que o jogo tinha, a fluidez e sensação de movimento que o jogo te dá... Depois, sem sombra de dúvidas, as pessoas! Há pessoas de todos os tipos na comunidade do Cabal Brasil... Conhecí alguns dos meus melhores amigos e amigas no jogo e também conhecí algumas pessoas que preferia não ter conhecido. A possibilidade de se jogar com um número grande de pessoas ao mesmo tempo supera qualquer outro jogo que tive a oportunidade de experimentar...

JC: Qual a sua opinião sobre o sistema de guerras do jogo (Capella e Procyon)?
Lelo: Pra quem pretende virar um comandante de guerra, algumas dicas: - Conheça as particularidades das 3 guerras que existem no momento (95~129, 130~149 e 150~170), suas estratégias e porque elas funcionam
- Conheça seu inimigo. Saiba seus pontos fortes e lembre-se das estratégias usadas contra você. Perceba o quão rápido eles se desenvolvem no campo de batalha e use essa informação o tempo todo para atualizar a sua estratégia

- Entenda completamente como as torres portáteis podem mudar a configuração da guerra

- Nunca esqueça as torres fixas na montagem de sua estratégia, mesmo que a idéia seja simplesmente não construí-las, planeje sempre!
- Escolha as suas batalhas! Somente encare o inimigo de frente se sua nação estiver melhor preparada naquele momento e se a configuração de guerra assim permitir. Caso contrário, serão 40 segundos pra nascer (sem res), o que é muito tempo perdido...

- Tierra Gloriosa é um mapa bastante simples, não dá muita opção de estratégia... talvez esse seja um ponto fraco.
Também é um tipo de guerra que tem pouca graça quando os números não são altos... Jogar 30vs30 em TG não é lá muito divertido. O legal mesmo é quanto são 100vs100 (número que ainda acho baixo). Também não curto muito a idéia de depender muito das outras guildas que fazem parte da nação. Se alguma delas não está afim de cooperar e vai na guerra só pra fazer os pontos individuais, suas chances de vencer tendem a zero. Para melhorar, deveriam ser criados dois canais de guerra com 150~200 jogadores pra cada lado, sem limite de níveis. Mas o ideal ainda seria uma guerra baseada em guildas e/ou alianças! :)

JC: Você foi o criador da RealPlayers ou assumiu a administração da guilda com o tempo? Imaginava que atualmente ela estaria em 1º lugar no rank do servidor Marte?
Lelo: Sempre fui o líder da guilda, desde sua criação. Não posso dizer que eu estava certo que seríamos top guild, mas eu sabia que seríamos a guilda mais organizada do jogo, pois estava totalmente devoto a isso. Tive a sorte de encontrar pessoas marvilhosas pra fazer parte dessa saga. Com a ajuda destes, colocamos a RealPlayers na história do Cabal Online Brasil. Seja pelas conquistas, pela liderança em Capella, pela marca que deixamos no coração de muitos, pelos encontros ao-vivo e amigos que fizemos... estou seguro que jamais seremos esquecidos! Isso sim, pra mim, é ser top guilda! :)

JC: A parte social do Cabal (canal de Chat, os jogadores que só batem papo ao invés de jogar) é melhor que a de outros games? O que poderia ser melhorado no Chat do jogo?
Lelo: Eu acho o chat do jogo muito ruim. É o único jogo em que poucos, de fato, leem o chat... O chat interno das guildas é bastante deficiente e o sistema de PMs é o pandemônio pra quem recebe muitas PMs... Por isso, acho que o Cabal é bastante social porcausa da união que ele proporciona. Muita gente usa o mesmo servidor de TS, ambas as nações tem um TS "único" em que a maioria das guildas utiliza. Isso agregou muito ao lado social, mas o chat não ajudou em nada, infelizmente! :(
O chat do jogo deveria ser modulado e mais destacado. Deveria ter uma opção para destacar chat da guilda e mensagens pessoais pra que fosse possível criar uma noção de conversação... De qualquer forma, ele serve um pouco ao seu propósito! ;)

Conselhos que só o tempo pode mostrar

JC: Sobre os pets do jogo, o que você pensa sobre eles? O seu pet tem alguma historinha especial? E você tem alguma sugestão para melhoria dos pets no jogo?
Lelo: Eu tenho uma tendencia forte a me acostumar com as coisas do jeito que elas são. Não exatamente com rotinas, mas com o que me é confortável. Por isso, não consigo vender meus pets originais. O que eu uso mais é o "0737" (Lê-se LELO de ponta-cabeça). Mas o meu pet de estimação é o Golem Júnior, ainda sem nome! =/
Os sistema de pets do Cabal é bem mais inteligente que em outros jogos. Eu diria que são uma peça fundamental pro sucesso completo da build dos personagens, pelos adicionais que podem trazer nos aprimoramentos. Meu único medo é que esse ítem possibilite uma transferência de poder muito forte no futuro... Vender pets level 10 com aprimoramentos muito bons pode ser mais lucrativo que vender uma RW3 no futuro! Vamos ver no que isso vai dar... :)

JC: Sobre os preços dos itens do jogo (em NPCs e Lojas Pessoais), você acha que são baratos ou caros? E tem alguma sugestão para melhoria desse sistema, visto que no fórum COBR houveram jogadores reclamando de uma possível “crise financeira” ingame?
Lelo: Não acho a maior parte dos preços abusivos, somente os ítens de craft. Para solucionar a tal crise financeira (que realmente existe), somente injetando mais dinheiro no servidor. A base de toda economia é a movimentação financeira. O que acontece agora é uma recessão forte na economia dos servidores pois não são geradas riquezas o suficiente para aquecer essa economia interna. Já está sendo implementado um sistema de auction house... isso vai ajudar BASTANTE quem não pode deixar ítens pra vender. Dessa forma, a oferta aumenta, os preços baixam um pouco e o fluxo de dinheiro cresce, o que também diminui a recessão interna.

JC: Se você fosse GM por um dia, o que gostaria de fazer com seus poderes?
Lelo: Sem sombra de dúvidas, iria dar uma de "juiz" nas sieges para banir todos os cheaters que aparecerem! >=-)

JC: O que você gostaria que viesse em uma futura atualização do Cabal? Acha que 6 meses é muito tempo para atualizar o jogo? E a atualização da loja de Cash?
Lelo: Sem sombra de dúvidas, um novo atributo. As builds ficam muito limitadas tendo somente FOR/INT/DEX... E, logicamente, novos mapassssssss!!!! ;)

JC: Me diga uma qualidade e um defeito seu, como jogador de Cabal.
Lelo: Qualidade... hmmm... é difícil falar sem parecer que tá se achando, né! Eu acho que jogo bem, tenho bastante player-skill e entendo do jogo. Isso faz com que eu consiga escapar das desvantagens situacionaias e tornar o jogo mais propício pra que a vitória esteja sempre do meu lado.
Meu maior defeito é me preocupar muito mais com os outros que com o meu próprio personagem... Ajudar aos outros em meu próprio detrimento fez com que a RealPlayers estivesse no topo até hoje, mas tirou a chance do meu personagem estar entre os grupo de elite do servidor hoje! :)

JC: Sobre a RealPlayers, me conte um pouco de sua história. Eu sei que é uma das guilds mais antigas do COBR e que já passou por muitas situações interessantes.
Lelo: Acho que fica mais interessante citar quais foram os maiores aprendizados nesse tempo, então vou citar alguns:

- que VALE A PENA a confiar em pessoas que você não conhece apenas uma vez
- que ninguém muda

- que o sucesso da guilda depende de muita noção de liderança e colaboração de todos

- que mesmo pessoas bem intencionadas podem fazer mal à guilda sem perceber
- que mau humor não combina com jogo online (e nem comigo)

- que levar o jogo a sério demais pode fazer mal à guilda
- que em jogo online encontramos uma gama enorme de caraters diferentes
- que precisamos saber lidar com todos os tipos de carater
- que o melhor jogador é o que sabe jogar em equipe

- que a melhor equipe nem sempre é a que tem os melhores jogadores

- que organização demais é eficiência de menos ...

JC: E em todo esse tempo de convivência na comunidade COBR, qual têm sido sua opinião sobre a Gamemaxx? A qualidade do serviço e o que poderia ser melhorado na sua opinião?
Lelo: O Cabal é um jogo que precisa de MUITA atenção e a Gamemaxx A ÚNICA empresa no Brasil atualmente que poderia transformá-lo no sucesso que é. A dedicação e a paixão que a empresa tem pelo seu público é fundamental para o sucesso deste jogo e pra que a comunidade se mantenha fiel à empresa mesmo quando as pessoas param de jogar. Nesse quesito há pouco a reclamar, só espero que eles consigam manter o padrão que nos deixaram acostumados... é... estamos mal acostumados, agora aguenta Gamemaxx! ;)

JC: Você tem algum recado para os jogadores novos de Cabal? O que você já experimentou de bom e ruim dentro do jogo que gostaria que outros soubessem?
Lelo: Percebí que há coisas que nunca desvalorizam e você nunca perde - Level, Honra e Skills! Sempre tenha mais que o suficiente disso! ;) E lembre-se, todo jogo é pra ser divertido. Se você não está se divertindo, trate de mudar URGENTEMENTE!

Abraços!
----------------------------------------------

Ufa, a matéria de hoje me chamou a atenção. Essa Gamemaxx tem alguma coisa de especial que preciso descobrir, e com minhas matérias investigativas, pretendo revelar a verdade sobre essa tal "empresa".

Tenham um ótimo final de semana! Vou cutir o Sol do Deserto agora! Faz bem para a pele.

10 comentários:

KarenMM disse...

Olá Alyx!

Voltei a jogar Cabal hoje depois de uns meses parada por causa da faculdade e vi o seu anúncio no canal 19.

Aí eu pensei, um jornal do Cabal? Que dahora! Xó lá dar uma olhada nisso. E não é que realmente as matérias ficaram muito boas!

Acho que falta muito disso nos MMOs de hoje, alguém bolando um conteúdo dahora de uma forma inovadora pra caramba e sem erros de português!

O blog tá add nos favoritos!

Karen MM
ou
Isthar - Marte

Alyx Hawk disse...

Ishtar / Karen, fico feliz que tenha gostado do trabalho. E feliz que tenha notado o cuidado com o português, sou muito chato com essas coisas ^^. Abraços

Anônimo disse...

esse jornal eh mto show!
po, esse LELO eh loko mano! vo fala essas dicas pra minha guilda...

Emanoel Ferreira disse...

PARABÉNS PELO BLOG CARA! INFORMATIVO E ATRAENTE PRA NÃO JOGADORES!
GOSTARIA DE CONVIDÁ-LO A ENTRAR COMO SEGUIDOR DO MEU BLOG:
www.blogtaberna.blogspot.com

ROLA PARCERIA? MANDA A RESPOSTA NO MEU BLOG.
VLW

Anônimo disse...

postagens assim q eh bacana, n historias "inuteis" :D desculpe falar

Alyx Hawk disse...

Motormouth: Eu tb achei legal a entrevista com o Lelo, o cara não tem preguiça de digitar respostas longas, rsrs.

Snycker: Respeito seu ponto de vista, mas a idéia em fazer esse blog foi a de realmente "viajar na maionese" com os outros jogadores dentro do Cabal. Os resultados em números são muito bons e a aceitação desse formato de blog foi favorável. Claro, que não se pode agradar Gregos e Troianos (ou Capellas e Procyons^^), mas essas histórias tb geram conteúdo para o blog, já pensou por esse lado? Agradeço pelo comentário.

Anônimo disse...

Olá, sou o Hutszark, membro da RealPlayers.
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns, gostei muito do jornal. Com conteúdos variados, e até mesmo engraçado, nunca me canso de vir ler ^^.
Btw, estou curioso para ver a próxima reportagem.
Boa sorte,
Huts.

Anônimo disse...

Dalhe LelitoooO!! \o/ s2
aehaeuheuhaeaeu

Proud to be RealPlayers ;P

guitto disse...

ola !!

guitto disse...

eu gostaria de saber qnd e q vai acabar o update do dia 02/01/2009 =x
ja estou morrendo de vontade de jogar =\